Personagens Esquecidos: Bernardão


Fonte: Arquivos Turma da Mônica (texto com adaptações)

Bernardão foi criado em 1963, nas tiras do  do Cebolinha do jornal "Folha de São Paulo". Sempre vestido todo de preto e com sardas no rosto  e olhos fechados, ele trazia o azar para os outros sempre que se aproximava. Ou seja, quando ele aparecia, acontecia alguma coisa desagradável com quem estava perto, como de repente cair um balde de tinta ou um asteroide na cabeça, cair em um buraco, fazer cair uma pedra gigante, que estava há centenas de anos parada, entre outras.

Vale lembrar que o Bernardão não tinha azar e as coisas ruins não aconteciam com ele, apenas com os outros. Por causa do seu azar, ninguém queria se aproximar dele, por isso ele sempre estava triste e sentia complexado, porque ele achava que não trazia azar e as tragédias eram só coincidências.


Ele aparecia para qualquer um e, com isso, todos os personagens o conhecia, mas quem mais sofria mesmo com suas aparições era o Cebolinha, que ficava desesperado só em saber que o Bernardão estava se aproximando. As vezes, o Cebolinha estava com um dia de sorte, só coisas boas estavam acontecendo, mas era só o Bernardão chegar, que passava a ter azar.

Por curiosidade, o Bernardão foi baseado em um jornalista amigo do Mauricio de Sousa, que provocava também azar quando se aproximava. E o Mauricio levava essas situações reais para as tirinhas, mas, claro, que a maioria das vezes com certos absurdos, tão característicos da época.

Bernardão apareceu com frequência entre 1963 e 1966, quando infelizmente, o personagem foi para o limbo do esquecimento, ainda na fase de tirinhas de jornais, provavelmente por causa da sua característica de trazer azar par aos outros, não foi muito bem aceita pelo público.

Mas Bernardão era um personagem muito divertido, pena que durou tão pouco. Não merecia ir para o limbo tão rápido. Uma volta frequente sua, protagonizando histórias ou tirinhas, seria impossível. Afinal, se nem a palavra "azar" não pode aparecer nos gibis atuais, imagine um personagem causando azar por onde passa. Nos anos 60, ele já não foi muito aceito e excluído por causa disso, hoje muito menos. A tendência é aparecer apenas em pequenas homenagens como essas que mostrei na postagem, quando precisarem mostrar personagens esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Críticas em anônimo serão excluídas. Se for criticar construtivamente, use um perfil.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Tenha bom senso, palavras podem causar danos irreparáveis.