#Críticas - Turma da Mônica (Setembro/2014)

Postagem por: Guilherme Augusto


Com, várias histórias de nível médio para bom, o mês de setembro consagrou mais um mês agradável para a Turma da Mônica clássica.

Quase como de praxe, a história de Emerson Abreu emplaca a glória de melhor trama do mês. “O último dia do Cascão”, abriu Cascão 93, consagrando, junto com boas histórias de miolo, um título que há tempos estava desanimando.

O enredo de capa começa com a Mônica tendo pressentimentos da morte de alguém próximo e, devido a uma falha num disco antigo (sim, eles estavam ouvindo vitrola), descobre que seria o Cascão. Proporcionando momentos divertidos, ela e o Cebolinha tentam evitar ao máximo que o sujinho enfrente situações perigosas, mas sempre acabam deixando as coisas piores. Essa história não foi uma perfeição, sendo até abaixo de várias do autor, mas acabou sendo conduzida de tal modo, que acaba divertindo mais que os títulos do Emerson do mês passado.

Cascão 93 ainda foi coroada com outras boas histórias. Bidu, Dona Pedra a Manfredo voltam a estrelar uma trama metalinguística, focando na reclamação da Dona Pedra de que não tem o destaque merecido no gibi. Um conto bonito narrado pela Dona Morte e uma engraçada história do Seu Juca fecham a grande edição.

Outro gibi que merece elogios, dessa vez por causa do equilíbrio, foi Mônica 93. A edição começa com a história curta “Sempre Alerta”, com a Mônica e a Magali indo acampar, sendo interrompidas pelo Cebolinha e Cascão brincando de escoteiros. Os quatro se juntam e acabam indo atrás de um monstro que estaria a solta na floresta. O final é interessante, tornando a história um pouco menos linear. Quem conhece o monstro já não ficará tão surpreendido assim, mas isso não diminui a qualidade da trama.

Esta edição continua com uma boa história do Astronauta, tratando mais uma vez de uma tentativa de casamento forçado do protagonista com uma princesa do planeta que ele visitou. A trama, junto com outra metalinguística do Bidu, trazendo de volta Bóris, o gato da bruxa Viviane, deram um gás na revista, tornando-a a segunda melhor do mês. Ela ainda fechou com um bom enredo do Cascão e Cebolinha se vestindo de menina para provocar a Mônica e vencer um concurso das Balas Bilula.

Não muito atrás, Magali 93 também emplaca uma crítica positiva. Mesclou uma história abertura interessante da Denise, da Mônica e da Magali participando de um concurso para ir a Quibelândia. Porém, quando descobrem que o príncipe é mesquinho e avisa que vai prender a vencedora em uma caverna, Denise e Mônica fazem um encantamento para serem desclassificadas e fugirem do castigo.

O gibi segue com Tina e Toneco, falando de uma situação comum na sociedade, quando o namorado da irmã se diverte mais com o irmão mais novo do que com a própria namorada. Completando, a edição possui uma divertida trama da Turma do Penadinho, tentando mais uma vez assustar as pessoas, em vão; além de fechar com uma história interessante.

Chico Bento 93 agrada, não só pela abertura, com o Chico encontrando um saco que sempre lhe atende os pedidos, mas também pelo bom miolo. Há mais uma divertida história envolvendo Tarugo e os filhos do Caolho, além de uma outra boa do Zé Lelé, tentando brincar com um pneu de carro. Papa Capim e  Piteco preenchem bem o restante do gibi, com o retorno incrível de uma onça, que dessa vez não passou pela censura.

Fechando os gibis principais, a edição do Cebolinha receberia após algum tempo, o pepino no mês, se não fosse salvo posteriormente por uma história do Rolo. A trama de capa que tinha tudo para empolgar com finalmente uma participação boa do Nimbus, acaba sendo sem sal, previsível e bem pouco divertida. As histórias de miolo são curtas, ocupando muito o espaço da revista, e não empolgando muito.

Falando da trama do Rolo, ela é curta, tem moral, mas é muito boa e critica bruscamente, a futilidade da sociedade atual. Nesta história, o Rolo conhece uma garota que conversava pela internet e descobre que ela é gordinha, o que lhe tira o interesse inicial, o que é natural. Porém, logo ele descobre que ela é muito interessante e o restante o leitor deve descobrir lendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Críticas em anônimo serão excluídas. Se for criticar construtivamente, use um perfil.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Tenha bom senso, palavras podem causar danos irreparáveis.