Luluteen acabou!

A matéria a seguir foi retirada do blog TMJ do meu jeito.

O foco desse blog é Turma da Mônica Jovem, mas de vez em quando eu falava algo sobre Lulu Teen porque eu lia a revista eventualmente e sempre assistia os desenhos. Mas hoje resolvi falar um pouco sobre LT porque saiu a notícia que a revista será descontinuada temporariamente.

Pois é, LT já estava agonizando há um tempo. Quando decidiram tornar a publicação bimestral, era sinal de que as coisas estavam bem ruins e a revista estava dando os últimos suspiros. As vendas não deviam estar boas.

Bem... uma razão deve ser porque é difícil competir com a TMJ. Os números não mentem: enquanto a página da TMJ tem 709.085 curtidas (até agora), a LT só tem 35.852. A diferença é gritante. Uma é produção nacional, com mais de cinquenta anos e faz parte da infância da grande maioria. A outra aparentemente só faz parte da infância de alguns. A ligação emocional não é a mesma.

Mas não acho que seja somente isso. As histórias da LT estavam deixando a desejar. No início eram até boas e eu gostava das últimas páginas coloridas. Dava um toque a mais. Só que depois, não sei porque, a qualidade das histórias caiu muito. Teve até uma época em que eles cismaram de espremer duas histórias numa revista só e ficou aquela caca. Mesmo depois que voltaram com uma história só, vi que a qualidade não era mais a mesma. Ficaram meio bobas, sem emoção, aquela coisa meio arrastada.

Tem outra coisa também: diferente da TMJ que é bem conectada com os gibis e o passado, LT me pareceu bem desconectada da versão infantil. Os personagens quase não tinham passado e isso tirou bastante a profundidade deles. Pode-se dizer que a TMJ é basicamente uma continuação dos gibis para o público jovem e adolescente. As duas versões estão ligadas, existem muitas referencias, os personagens tem passado, história, coisas da infância que voltavam a influenciar suas vidas atuais.

Na LT quase não vemos isso. Muitas vezes tive a impressão de que apenas inventaram uma revista nova e colocaram nos personagens os mesmos nomes da revista Luluzinha. Eles cresceram, mudaram demais, tomaram caminhos muito diferentes e não houve explicação para isso. Por exemplo, por mais que eu goste da Aninha e do fato de terem colocado uma menina geek, ela não era assim quando criança e não me lembro de nenhuma explicação para essa mudança tão drástica.

O mesmo para o Bola, que só estudou um pouco de violino na infância, tocava muito mal, não tinha nenhum interesse em música e de repente resolveu ter uma banda.

Lulu e Glorinha brigavam muito quando crianças e depois viraram melhores amigas sem grandes explicações.

Entendem onde quero chegar? Na TMJ nós acompanhamos as mudanças dos personagens e seu processo de amadurecimento ao longo do tempo. Na LT não. As mudanças caíram de para-quedas.  

Outro problema é que inicialmente, a proposta da LT era resolver mistérios, investigação e coisas do gênero. Depois a coisa foi descambando, perdendo a graça, o brilho... muitos vão me odiar até a medula óssea por dizer isso, mas a meu ver a primeira edição de LT foi melhor que a primeira da TMJ. A história foi mais interessante, elaborada, tinha mistério, era mais tensa e cheia de pequenas histórias paralelas que tornaram o enredo mais rico e variado. Claro que teve uns furos aqui e ali, algumas partes ficaram confusas, acho que foi por terem tentado espremer um pouco as coisas em menos de 100 páginas, mas ainda assim ficou muito bom.

Mas não vamos falar só dos defeitos da LT. Também quero falar das qualidades que me fizeram gostar da revista.

A primeira delas era que o colégio de Liberta era um pouquinho mais próximo do que eu conhecia do que o do Limoeiro. Os alunos usam uniformes, compram lanche na cantina e comem sentados no pátio da escola tomando latinha de refrigerante, o diretor é uma pessoa mentalmente equilibrada, não há tribunais escondidos no colégio, há professores que dão aulas de verdade, etc.

Havia histórias dos adolescentes e do dia a dia, mas contadas de um jeito que prendiam a atenção e despertavam o interesse. A gente queria acompanhar a história de cada um, especialmente da Rosa e do fato de ela ser adotada e não conhecer seu pai biológico. As famílias não eram de comercial de margarina e os personagens tinham lá seus problemas. Os filhos tinham conflitos com os pais. Conflitos de verdade, não chorumelas sobre qual roupa usar num show de bandinha da moda.

Quando Lulu ficou revoltada ao ver Glorinha beijando o Bola a ponto de quase virar delinqüente, achei realmente fascinante. Ela teve até que freqüentar uma psicóloga para resolver seus conflitos.

Não era um mundo certinho, perfeito e colorido como o da TMJ. Havia diferença de classes mostrada no contraste entre a escola da Lulu e a Inova, uma escola municipal que era decadente no início, mas foi melhorando graças à cooperação da comunidade com a doação de livros, trabalho voluntário, etc.

Diferente da TMJ, as historias da LT não eram somente edições soltas quase sem relação umas com as outras. Cada edição tinha seu tema central, mas as histórias particulares dos personagens tinham continuação. Havia tipo uma cronologia, uma seqüência que não vemos na TMJ.

Outra coisa era ver mais personagens negros atuando, tipo o Leon que, diferente do Jeremias, tinha mais diálogo, atuação, protagonismo. Mesmo os que apareciam em uma história só tinham muito mais destaque do que o Jeremias em 10 edições da TMJ.

Sem falar que achei muito ousado e revolucionário terem colocado um casal gay na história, com beijo e tudo. Isso sim fez com que a revista ganhasse muito o meu respeito.

Também tem outro detalhe que me agradava. O lance da Lulu com o Bola não era tão dramático e irritante quanto o da Mônica com o Cebola. Ele era sem noção e Zé Ruela, mas não era um sujeito antipático, nojento e arrogante como o Cebola chegou a ser algumas vezes. E a revista não era totalmente centrada no drama deles. Havia outras histórias, outros personagens que também recebiam destaque. Não era só Lulu-Bola-Lulu-Bola...

Há quem diga que a revista perdeu a graça porque eles começaram a namorar, no que discordo. As histórias já estavam mixadas bem antes disso. O namoro deles não salvou a revista do naufrágio porque as histórias continuaram fracas e bobas mesmo depois disso.


Só que agora acabou, o que é uma pena. Não sei em que ponto eles perderam o fio da meada, mas espero que algum dia, quem sabe, eles consigam encontrar o rumo novamente.

9 comentários:

  1. Ifelizmente uma das melhores revistas teen acabou #lutoluluteen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem gostava, apesar de ter lido poucas edições. vou sentir falta tambem

      Excluir
  2. Oi Hikilaus TMJ,Vc ja postou como vc faz as caixinhas na pagina de pngs?Se ja postou,me dê o link da postagem?Por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o tutorial,mas não entendi lhufas!Poste-o ou atualize-o com linguagem mais simples!Por favor!Preciso muito!!!!!!

      Excluir
    2. Mas essa foi a forma mais simples de postar esse tutorial. Vc tem que entender um pouco sobre html para poder realizar o que pede :)

      Excluir
    3. Ta.Só uma duvida do tuto:É pra colar aquele codigo que vc colocou ou foi um exemplo?Senão,foi por isso que deu errado e meu blog ta uma caca

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aceita parceria?Viciadosnatmj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aceita parceria?Viciadosnatmj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Críticas em anônimo serão excluídas. Se for criticar construtivamente, use um perfil.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Tenha bom senso, palavras podem causar danos irreparáveis.