Críticas TMJ #67


Olá, turma. Tudo bem com vocês? Espero que sim. Finalmente trago hoje para vocês tudo o que eu achei sobre a TMJ #67, "Par Perfeito". Edição na qual foi muito esperada por mim, já que sempre imaginei os casais formados pela turma principal tradicional, Mônica e Cebola, Magali e Cascão. Bem, vamos lá. Antes de começar a falar sobre o "recheio" da revista, quero falar sobre a capa. Muitas foram as críticas, pois alguns fãs acharam que a capa ficou muito simples, ou que ficou estranha demais... Eu gostei. Gostei muito. Na minha humilde e sincera opinião, esta foi uma das melhores capas que já fizeram na história das revistas da TMJ.

Pode parecer um pouco de exagero meu, mas não é. Não digo que foi a melhor de todas, mas digo que foi uma das melhores... Mais criativa... Pois eu acho que esse desenho se encaixou como uma luva no enredo da revista. Aí você me diz, "Mas Hiklaus, todas as capas combinam com a história.". Sim, combinam. Mas, sei lá, achei que essa capa deu muito certo. Cascão e Magali terminam o namoro de infância e rola um clima entre os dois... As fotos dos casais de infância rasgadas e os pedaços do "par perfeito" tentando se aproximar para juntar as partes com uma fita adesiva ficou muito bom. Dá até para ver o jeito que os dois (Cascão e Magali) se olham, com aquele olhar de "por que não ficamos juntos antes?". Então, para a capa, eu dou nota 10.

Nas críticas desse mês, irei fazer um pouco diferente. Vou separar em três partes: Capa, desenhos e enredo. Cada tópico vou dar a minha nota e no final, vou fazer a média para saber que nota a edição merece. Vocês entenderão, fiquem tranquilos. Agora vou falar sobre os desenhos, que ficaram realmente muito bons.

De algumas edições pra cá, as ilustrações do interior da revista estavam perdendo um pouco da sua qualidade (e o estilo mangá, que não existe mais na TMJ), mas observando os desenhos do interior desta edição, tive uma leve impressão que os traços ficaram mais leves, de um jeito menos caprichado, mas de uma forma mais humana. Vou explicar: vocês devem se lembrar das primeiras edições, nas quais a turma era traçada da forma mais "perfeita" possível, os olhos, as formas dos personagens, parecia coisa de outro planeta, (ok, exagerei agora), as roupas do dia a dia dos personagens, principalmente das meninas, pareciam roupas de festa.

Esse era o jeito que a TMJ era apresentada, uma forma de desenho  onde os personagens pareciam viver em outro mundo (claro que vivem, mas vocês sabem do que estou falando), então, nas edições mais recentes fui percebendo que cada mês que se passava os desenhos iam sofrendo algumas mudanças, ficavam mais simples, com uma forma mais humana, até as roupas dos personagens ficavam mais simples, tentando se encaixar no jeito de vestir das pessoas reais.

Há quem não tenha gostado, achado que os desenhos só pioraram, etc. Mas eu gosto mais desse estilo que está sendo apresentado. Por isso, no quesito "desenho" a tmj 67 merece um 10. Antes de passar para o último tópico, que é o enredo, quero dar a minha opinião quanto ao desenho do cabelo da Magali. Muita gente não gostou nem um pouco da nova franja da nossa ex-comilona preferida no formato parecido com um bigode. Eu gostei. Achava aquele estilo de antes, com a franja curta e bagunçada, um estilo que não combinava com a Magá.

Talvez os desenhistas tenham colocado o cabelo desse jeito para facilitar na hora de desenhar, mas eu achei que esse novo cabelo caiu bem para ela. Só uma coisa não entendo, por que o cabelo da Magali (e da Mônica) ficam diferentes na capa e no recheio da revista... Bem, vai entender, né? Agora, vou falar sobre a melhor parte de uma história! Minha opinião sobre o enredo apresentado.

Essa foi uma história bem elaborada, onde Cascão e Magali procuram apoio um com o outro por causa do término dos namoros de infância. A história ficou bem previsível, pois o "par perfeito" não fica junto no final da história, e como já era de se esperar, quem causou todo o alvoroço foi a Denise, mas fica aquele ponto de interrogação como se esse casal fosse render pano pra manga nas futuras histórias. Na minha opinião esse namoro de Cascão e Magali não vai render mais nada, a MSP é muito conservacionista e não faz mudanças muito grandes entre seus personagens, pois como as edições são escritas por mais de uma pessoa, pode acontecer uma bagunça na turma, fora que provavelmente eles podem até ter algum receio de fazer uma mudança em que os fãs não vão gostar e parar de comprar as edições, por isso, quando as edições prometem grandes surpresas, tem uma chance muito mínima de essa mudança continuar depois do fim da edição.

Sabe uma coisa que me deixou bem surpreso na edição 67? O fato de a Mônica, que é personagem principal da turma, ficar praticamente excluída da história. Não parei pra contar, mas se for juntar todos os quadrinhos que Mônica apareceu, não deve render 3 páginas. Isso me impressionou bastante.

Minha parte favorita na edição foi quando a Denise foi mostrar pra Magali e pro Cascão o quanto todos torcem pelo casal, e a garota de maria chiquinhas ainda mencionou os blogs e até fanfics da tmj que desejam ver o casal junto. Se não me engano, essa foi a primeira vez em revistas da turma que eles mencionam dessa forma o trabalho dos fãs. Fiquei bastante feliz com isso. Nessa história também foi tratado um tema muito discutido, principalmente pelos adolescentes. Um homem e uma mulher podem ser amigos? Na edição mostrou que sim, pode, apesar de que muitos não acreditam nisso.

Cascão e Magali mostraram que são apenas bons amigos, mas o que os fãs queriam ver mesmo era um tão esperado beijo entre o casal. Isso não aconteceu, mas quem sabe um dia né? Bom, o importante é que eles perceberam que eram felizes o tempo todo e não sabiam, e voltaram com seus pares de infância. Minha nota para o enredo da história é 9,5.

E celebrando os casais tradicionais, colori um desenho da revista. Espero que gostem. Essa foi a minha opinião sobre a tmj 67, "Par Perfeito". Fazendo a média, a nota final para a edição ficou 9,8. Mês que vem tem mais :D



10 comentários:

  1. Ficou ótima sua crítica Hiklaus! Tambem acredito que esse namoro dos dois nao vai sobreviver por mais edições pelo mesmo motivo que vc citou. Parabens pelo blog. Nota 10!!!

    ResponderExcluir
  2. Que massa! Sua crítica ficou ótima!

    Chokito do "Nyah! Fanfiction".

    ResponderExcluir
  3. Mto boa a sua critica, espero que você poste critica da CBM #7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :D Ainda não tive a oportunidade de ler a edição. Vou ver se compro ela para postar as críticas aqui

      Excluir
  4. Eu também gostei do foco da historia ter mudado. Antes era só Mônica e Cebola em todas as revistas. Afff isso já tava cansando. Amei a pintura que vc fez.. Bjjs :*

    - Leth (do nyah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leth! Foi bom ter direcionado o assunto principal da história para outro casal, né? E foi um casal bem imprevisível.

      Excluir
  5. Nossa ficou muito linda a nova aparencia do seu blog *-----*
    Amei Amei Amei Amei Amei!
    Pena que não tenho twitter, se não seguia seu blog, Hiklaus. Bjjss

    ResponderExcluir

- Críticas em anônimo serão excluídas. Se for criticar construtivamente, use um perfil.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Tenha bom senso, palavras podem causar danos irreparáveis.